quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Coordenação

O Grupo Epírito Jovem conta com uma equipe de coordenação bem definida que, dando muito de si para estar a serviço de nossos jovens, se reúnem toda semana para avaliar, definir e estabelecer metas para o rumo da caminhada do grupo.
Se colocar a 'caminho' é algo que exige muito discernimento e nem sempre o que se quer é mesmo o que tem que ser feito. É por isso que a Coordenação é algo muito importante em um grupo de jovens.
Deve-se derrubar alguns mitos sobre a coordenação: coordenadores não são donos do grupo, "sabichões", muito menos os dententores da verdade suprema! A coordenação existe para fazer com que o grupo ande, tendo em vista a realidade a identidade e a cultura de cada jovem. Em suma, a coordenação é um organismo que se dispõe estar a serviço do grupo para garantir que haja a dinâmica de "jovens evangelizando jovens", para haver uma integração entre os participantes do grupo e a comunidade, paróquia, diocese.
Atualmente, tendo em vista um projeto de coordenação que busque a continuidade dos trabalhos pastorais e a melhor integração dentro do grupo e da comunidade, segue-se aquilo que se pede em nível diocesano: tentar não trocar toda a coordenação de uma só vez; não realizar eleição de coordenadores quando o grupo já estiver com uma coordenação bem definida; ir formando novas lideranças para dar continuidade na missão...
Compõe a atual coordenação 5 jovens: Aline (tesouraria), Guilherme (tesouraria), Thainara (comunicação) Gustavo(assessor) e Júlio(assessor).